quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Tropa de Elite 2" torna-se o filme mais visto do cinema nacional


"Tropa de Elite 2" tornou-se hoje o filme brasileiro mais visto na história do país. Com as exibições até a noite de terça-feira, o longa de José Padilha alcançou 10,736,995 milhões de espectadores.

O recorde anterior pertencia ao filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigido por Bruno Barreto em 1976, que contava com 10,735,525 milhões de espectadores.
Já "A Dama do Lotação", dirigido por Neville de Almeida em 1978, levou 6,5 milhões de pessoas aos cinemas (é o terceiro colocado em número de espectadores).

Em comunicado oficial, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, comemorou o resultado. "Isso se deve ao mérito do trabalho do diretor, roteiristas, atores e todos os realizadores", disse. "Parabéns ao cinema brasileiro!"

"Tropa de elite 2" está há nove semanas em cartaz e, atualmente, é exibido em 331 salas.

Retomada

Que "Tropa de Elite 2" era o maior fenômeno do cinema brasileiro após a chamada retomada não havia dúvidas. Em 27 de outubro, atingiu a marca de 6,3 milhões de espectadores, batendo o até então campeão "Se Eu Fosse Você 2", de 2009.
A retomada é como se convencionou chamar o periodo pós-1995, com o filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati.

Essa divisão existe por causa do baque sofrido pelo cinema brasileiro em 1990, quando o governo do presidente Fernando Collor de Mello, por meio do Programa Nacional de Desestatização (PND), extinguiu a Embrafilme, empresa estatal criada em 1969 com a missão de fomentar a produção e distribuição de filmes brasileiros - atual papel da Ancine.
Por um breve período o cinema nacional praticamente deixou de existir. A mudança teve início com a criação da Lei do Audiovisual em 1993, e convencionou apontar o lançamento em 1995 do longa-metragem "Carlota Joaquina - Princesa do Brazil", de Carla Camurati como a retomada do cinema brasileiro.

Além desse momento de ruptura, outros fatores tornam complexas as comparações entre os sucessos de "Tropa de Elite 2" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos", sendo uma delas a situação dos cinemas do país. Enquanto em 1976 o Brasil contava com 3.161 salas de exibição bem distribuídas, hoje esse número é de 2.110 - em sua maioria concentradas na região Sudeste, em áreas de renda mais alta das grandes cidades, como os shopping centers.

Fenômeno

"Tropa de Elite 2" já havia surpreendido em seu primeiro fim de semana, período em que superou as estreias no Brasil de blockbusters norte-americanos como "Homem-Aranha" e "A Era do Gelo 3", o que ocasionou o aumento imediato de suas salas de exibição, que pularam de 661 para 703 - e posteriormente alcançaram aproximadas 739.

Somado ao sucesso do filme espírita "Nosso Lar", "Tropa de Elite 2" colocou as produções nacionais em mais da metade das salas de cinemas do país, em outrubro - fato inédito que, como havia comentado Paulo Sérgio Almeida, diretor do portal Filme B, em entrevista ao iG, torna-se mais surpreendente pela censura do filme, que é de 16 anos.

Essa é a última grande conquista de "Tropa 2" em terras brasileiras. Agora resta esperar pela carreira internacional do longa-metragem, que como já adiantou ao iG James D´Arcy, produtor executivo do filme, deve estrear no exterior ainda no primeiro semestre de 2011.

"Estamos montando a apresentação do 'Tropa 2' em festivais, pois isso pode influenciar no valor e na recepção do filme em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o primeiro 'Tropa de Elite' tinha um preço de negociação antes do Festival de Berlim - depois que ganhou o prêmio, esse preço mudou", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário