segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cmd da PM RN faz balanço sobre o PROERD 2010 e elabora diretrizes para 2011

O coronel Francisco Canindé Araújo, comandante geral da Polícia Militar, vai se reunir na tarde desta segunda-feira (20) com representantes do poder público, empresários e a sociedade civil para anunciar um balanço de todas as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O encontro será realizado no auditório do quartel do Comando Geral, às 15h, e deve contar com a presença de aproximadamente 120 pessoas. Além do balanço, também serão anunciadas algumas diretrizes básicas para 2011.

“O Proerd já é referência nacional no combate às drogas e à violência nas escolas. Este ano, nosso governo criou o Ronda Escolar para trabalhar em conjunto com o programa na prevenção ao uso de drogas e a violência. Isso tudo está reduzindo o índice de criminalidade nas escolas e nas áreas próximas”, ressaltou governador Iberê Ferreira de Souza.

Implantado no ano de 2002, quando tinha apenas 05 policiais qualificados para trabalhar junto aos estudantes, o Proerd termina 2010 com uma equipe de 100 policiais militares capacitados e presente em 29 municípios potiguares.

A formação do Proerd é feita através de curso contendo informações sobre cidadania, socialização, comunidade, e as consequências do uso de drogas na vida dos jovens e das famílias. O programa utiliza como material didático, cartilhas específicas para as faixas etárias de 9 a 12 anos e de 13 a 16 anos, e destinadas aos familiares dos jovens e comunidade.

As crianças e adolescentes que fazem o curso prestam juramento na formatura, no sentido de ficarem sempre longe das drogas e da violência, e passam a condição de multiplicadores da prevenção junto à família e à comunidade. “A credibilidade do curso do Proerd pode ser medida pela presença de todas as escolas privadas de Natal e Parnamirim no programa”, informa o major Arthur Emílio, comandante da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar (Cipred).

Criada em 2008, a companhia é a única no país trabalhando especificamente na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes nas escolas, abrangendo o Proerd e o Ronda Escolar (iniciado em 2010). A companhia tem 170 policiais, sendo 100 do Proerd e 70 do programa Ronda Escolar.

Segundo o major Arthur, o Proerd e o Ronda Escolar deverão estar presentes até o ano de 2013, em toda a região Metropolitana e em várias cidades do Oeste do Rio Grande do Norte.

RONDA ESCOLAR

Criado em junho deste ano, o programa Ronda Escolar está funcionando em Natal, Parnamirim, Santa Cruz e Currais Novos. O programa tem por finalidade minimizar os problemas de violência, tráfico de drogas, depredação dos prédios públicos e comercialização de bebidas alcoólicas nas proximidades das escolas. “O Ronda Escolar tem auxiliado as direções das escolas também nos problemas ligados a comunidade escolar como depredações e violência contra os professores”, acrescenta o major Arthur.

Desde sua implantação, o Ronda Escolar vem atendendo, em média, 20 solicitações de escolas por dia. Só até o mês de outubro, o Ronda Escolar tinha apreendido quatro quilos de drogas (cocaína, crack e maconha), duas armas de fogo, uma balança de precisão, mais R$ 5 mil em dinheiro de traficantes, além da prisão de sete traficantes, sendo cinco mulheres.

O Ronda Escolar conta hoje com 15 veículos – 10 em Natal e 05 no interior. Só na capital o programa atende 420 escolas públicas e privadas, beneficiando cerca de 150 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário