sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dica GTOR - 04 - Fogos de Artifício (Prevenção)

"Ser bombeiro é ser fiel ao lema:
Vidas alheias e riquezas salvar".

Nas comemorações de final de ano, o corpo de bombeiros orienta:

  1. Fogos de artifiício não combinam com bebidas alcoólicas, as pessoas perdem a condição motora, seus relflexos ficam lentos e a noção de perigo diminui.
  2. Compre fogos de artifício somente em estabelcimentos credenciados pela divisão de Armas, Munições e Materiais Explosivos (DAME) da Polícia Civil. Nunca compre em lojas de fabricação caseira, pois não se tem garantia da qualidade de fabricação, funcionamento e armazenamento.
  3. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, menores de 18 anos não podem comprar fogos de artifício. Até mesmo para a utilização dos chamados "tracks" e "estalinhos" as crianças devem estar supervisionadas por um adulto.
  4. Leia atentamente as instruções contidas nas embalagens antes de utilizar o produto. Nunca tente reacender o artefato caso ele não tenha estourado. Coloque-o rapidamente dentro d'água.
  5. Não solte rojão segurando diretamente o artefato. Muitas pessoas foram vítimas de lesões irreversíveis por manusearem artefatos desta forma. Ao soltá-lo siga corretamente as instruções. Preferencialmente utilize uma base, que é fornecida pelos próprios fabricantes. Os fogos não devem ser utilizados próximos de pessoas, casas, comércio ou fios de eletricidade.
  6. Em época de festas, tenha uma atenção especial com as crianças. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutlações e até cegueira.
  7. Em caso de acidentes envolvendo queimaduras, não passe creme dental ou manteiga no,local. Se a lesão for superficial, coloque a parte atingida sob a agua corrente. Caso a queimadura seja mais profunda (de segundo ou terceiro grau), procurre rapidamente um médico ou ligue 193, que uma equipe do Corpo de Bombeiro Militar do RN rapidamente estará no local.


Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário