sábado, 11 de dezembro de 2010

Aniversário de 176 anos da Polícia Militar do RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou uma grande festa na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, quando celebrou o seu 176º aniversário em solenidade aberta ao público no Centro de Convenções. Um pouco diferente das tradicionais cerimônias militares, a festa foi marcada pela emoção dos participantes, por justas homenagens e também pelas surpresas preparadas para contar aos convidados ali presentes um pouco da história da instituição.

Por opção do Comandante Geral, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, o evento assumiu um perfil um pouco diferente. No lugar da formal leitura sobre a história da corporação, uma peça de teatro batizada por "Gloriosa" e encenada por policiais femininas emocionou a todos ao contar a trajetória de dor, lutas, sangue e alegrias dos milicianos potiguares. A peça foi baseada na pesquisa da 1º Sargento Célia Maria Lins de Melo, professora de História e uma das policiais femininas mais antigas da corporação, sendo coreografada pelo Soldado PM Álvaro Paraguai. Após a peça, todos os convidados assistiram a um vídeo que relacionava a polícia de ontem e a de hoje.

Logo após, outro momento emocionante: os Ex-Comandantes da PM do RN foram convidados pelo Cel PM Araújo a receber uma homenagem do atual Comando: Uma réplica em madeira da fachada do Quartel do Comando Geral, que destacava os feitos e a contribuição de cada um para tornar a Polícia Militar cada vez melhor.

O Governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, salientou em discurso o fato de que os últimos meses foram muito eficazes no combate a criminalidade, com o aumento do efetivo e uma melhor distribuição gerencial de áreas de policiamento. "Estou muito feliz e emocionado em participar dessa festa. Nesse pouco tempo à frente do Governo do Estado tentei ao máximo valorizar a Polícia Militar e dar mais tranqüilidade à população. E a queda na criminalidade mostrou que tivemos sucesso. Foram apenas nove meses de gestão e de imediato criamos novos batalhões e regimentos, subdividimos o Estado em 15 subáreas para facilitar o vigilância, convocamos mil concursados, fizemos o maior número de promoções da história da PM e agora vamos ampliar novamente o efetivo. Investimos em quantidade e qualidade dos policiais e em inteligência também", destacou o governador.

Além disso outras 131 pessoas, entre autoridades militares, civis e religiosas, foram agraciadas com a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, alta comenda da instituição destinada a premiar membros da polícia militar, das forças armadas ou cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à corporação ou à segurança pública do estado, no campo militar, científico, social ou econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário