sábado, 11 de dezembro de 2010

Sistema prisional do RN abre 700 vagas até o fim do ano

O sistema prisional do Rio Grande do Norte vai terminar o ano de 2010 com mais 700 vagas. A maioria dessas vagas vem de Alcaçuz. Lá, um novo complexo prisional está sendo concluído e será inaugurado até o dia 20 deste mês. As obras das celas estão prontas e a Coordenação Penitenciária aguarda apenas a conclusão do serviço de drenagem.

No total, o novo pavilhão terá capacidade para 400 presos provisórios, o que deve suprir o déficit de presídios provisórios no estado. O modelo de construção usado em Alcaçuz é o mesmo desenvolvido em presídios dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, a base de concreto é quatro vezes mais resistente que as outras celas construídas na penitenciária.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, informou que toda estrutura está de pé. “O que está sendo feito lá são os retoques finais. Acreditamos que até o dia 20 vamos inaugurar esse complexo”, destaca.

Cada uma das celas construídas em Alcaçuz terá capacidade para oito presos. Das 52, duas será destinada ao sistema de prisão solitária. O investimento por parte do Governo do RN foi na ordem de R$ 11 milhões, com recursos próprios.

A novidade no complexo prisional construído dentro do presídio de Alcaçuz é a maior segurança. Ele é feito com base em padrões internacionais, como os usados nas cadeias dos Estados Unidos e tem uma base sólida de concreto, impedido que os presos cavem túneis.

Centros de Detenções
O restante das vagas que serão abertas nos próximos dias vem de Centros de Detenções Provisórias. Um deles já está funcionando em Macaíba. A unidade, que era uma delegacia, foi reformada e recebeu uma nova estrutura.

Hoje, 36 presos já estão no CDP de Macaíba. “A Sejuc recebeu todos os presos da Polícia Federal e a carceragem do órgão foi desativada. Com isso, eles cederam as grades e nós colocamos no prédio de Macaíba”, explica o secretário Leonardo Arruda.
Com isso, a unidade terá capacidade para aproximadamente 150 presos. A mesma coisa aconteceu na antiga Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov). O prédio passou para a Sejuc que realizou uma reforma e transformou em Centro de Detenção Provisória.

“Este prédio, na Zona Norte de Natal, passou por uma reforma, inclusive, as paredes foram revestidas com concreto. A inauguração também será feita até o dia 20 deste mês”, informa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário