Integração Policial



"Integração Policial"

Abraçe esse idéia !!!!

O crescimento da violência policial e o aumento da criminalidade em nosso país são fenômenos notórios em todos os níveis da população, em especial aqueles que vivem nas aglomerações urbbanas de maiores proporções.

Há uma preocupação generalizada com as ações crescentes e cada vez mais ousadas dos criminosos, gerando um clima de insegurança e prejuízos sócio-econômicos inestimáveis para o Brasil. Essa preocupação tem promovido debates, pesquisas, medidas administrativas e políticas operacionais, que objetivam refrear e manter sob controle a criminalidade nas regiões urbana e rural.

Dentre esse conjunto de medidas e estudos, um aspecto tem sido alvo de acaloradas discussões e de ações enérgicas visando sua concretização:

A INTEGRAÇÃO POLICIAL

Provavelmente quase todo policial brasileiro já ouviu falar sobre "Integração Policial". Todavia, esse é um assunto que precisa ser bem esclarecido quanto aos objetivos a que se propõe e que consequências poderão advir desse processo.

Na verdade, ainda há muita resistência por parte dos próprios integrantes das forças de segurança pública, os quais olham com desconfiança a idéia de um trabalho interativo, conjunto, com muita participação.

Um conceito de integrar pode ser visto com conectar peças e sistemas visando reunir esforços, somar forças de diferentes partes direcionando-as para um mesmo sentido e produzindo resultados concretos e favoráveis.

"Integrar" não significa anular o conteúdo histórico de cada instituição, descaracterizá-la e destituí-la de seus valores, prerrogativas ou funções constitucionais.

Se lutarmos todos por uma única causa, por que dividir forças? Por que nos mantermos enclausurados egoisticamente, em nosso limitado conhecimento, se podemos alcançar horizontes mais amplos acrescendo nosso saber com o do outro?

Consiste em uma ação revestida de caráter poítico, administrativo e principalmente operacional que aproxima os Órgãos de Segurança, otimizando suas potencialidades, disponibilizando informações e favorecendo a prestação de um serviço de qualidade ao cidadão.

Precisamos nos lembrar que neste conflito, envolvendo a polícia e os que vivem à margem da lei, os mais atingidos, as maiores vítimas, são aqueles cidadãos anônimos que trafegam pelas ruas da cidade ou pelas vias rurais e que, um dia, juramos defender... mesmo com o risco da própria vida.





Fonte: Texto retirado da Cartilha "Integração policial - Abraçe essa idéia", parceria entre Avança Brasil, Governo do RN, Ministério da Justiça e Governo Federal.