
Queiroz explica que no ano passado, o número de assaltos a ônibus aumentou. “Quando constatamos o aumento, procuramos o comando da PM e as blitze foram implantadas. O número de assaltos caiu. Com a diminuição das blizten, a violência aumentou”.
De acordo com o coronel Francisco Araújo, as blitzen estavam ocorrendo de forma regular até o mês de novembro. Porém, em dezembro, por causa do período festivo e início da Operação Verão, houve uma queda significativa no número das barreiras. “Além disso, houve o corte de pagamento das diárias aos policiais feita pelo Governo do Estado”. Segundo o comandante da PM RN, cada policial recebe R$ 50 por uma diária de 6 horas. “Em cada blitz, temos em média dez homens”, informou.
Além da volta das blitzen, o Sintro RN sugeriu que fosse criada uma delegacia especializada nos crimes cometidos contra a categoria. Porém, a proposta foi descartada pelo titular da Sesed, Aldair Rocha. “É impossível atender esse pleito. Não temos condições financeira nem de pessoal. Mas vamos nos empenhar para resolver o problema dos assaltos nos ônibus”, relatou.
Por telefone, o comandante do policiamento metropolitano, coronel Alarico Azevedo, disse que não serão realizadas barreiras fixas. “Aquele tipo de barreira com cone não será utilizada. Vamos otimizar nosso efetivo. Serão barreiras itinerantes”. Alarico informou que, durante as blitze, serão utilizadas viaturas da comunidade, BP Choque e Rocam. “Cada blitz vai contar com a presença de um oficial”, acrescentou.
Coronel Araújo, assim como o comandante do policiamento metropolitano, não quis detalhar quais dias, locais e horários as blitzen serão realizadas. “Vamos alternar os dias e horários. Com isso, além de inibir a ação dos bandidos, não incomodaremos a população”, relatou.
primeiro dia
A TRIBUNA DO NORTE acompanhou, na noite de ontem, uma blitz realizada na Avenida Engenheiro Roberto Feire, no bairro de Capim Macio. Enquanto a reportagem esteve no local, oito policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) revistaram três ônibus das linhas 83, 54 e 46. A abordagem foi comandada pelo Tenente Soares, que entrava nos ônibus e pedia aos homens que descessem para a revista. Mulheres e crianças não eram abordadas. De acordo com Soares, até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência havia sido registrada. O trabalho foi elogiado pelo passageiro Ramon Vitor, 20 . “Acho importante esse tipo de abordagem. É meio constrangedor, mas se for para aumentar nossa segurança, é válido”, disse.
Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pm-retoma-blitze-em-onibus-e-paradas-de-natal/169913
Nenhum comentário:
Postar um comentário