quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Major Marlon, cmd da Rocam, é baleado em assalto no Cidade Satélite

Major comandante da Polícia de Choque é baleado em assalto no Cidade Satélite

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Paulo de Sousa

O major da Polícia Militar Marlon de Góis, comandante Polícia de Choque, foi baleado na noite desta terça-feira (11), após um assalto no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. O major foi socorrido e está fora de perigo.

O comandante do 1º Batalhão de Polícia, coronel Silva Júnior, conversou com o major Marlon no hospital e perguntou o que havia ocorrido. A vítima contou que visitava amigos em uma residência do bairro, na rua dos Pardais, quando, por volta das 21h, uma amiga sua saiu da casa para fumar. Neste momento, dois bandidos armados, em um Santana branco, abordaram a mulher. A dupla entrou na casa e começou a recolher os pertences das pessoas que lá estavam.

Ao se depararem com a carteira do major Marlon, perceberam que ele é policial. Então, um dos assaltantes ordenou que o major fosse executado. O oficial ainda tentou fugir, mas foi atingido por um disparo nas costas. Em seguida, os bandidos se evadiram. O major Marlon foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel, onde passou por um procedimento cirúrgico para a retirada da bala. Apesar dos ferimentos, o major passa bem e em breve receberá alta da unidade hospitalar.


Major é baleado ao ser reconhecido durante assalto em Cidade Satélite


O co­man­dan­te da Com­pa­nhia Ron­das Os­ten­si­vas com Apoio de Mo­to­ci­cle­tas (Rocam), major Mar­lon de Góis, foi ba­lea­do na noite desta terça-feira (11), após um as­sal­to no bair­ro de Ci­da­de Sa­té­li­te, zona Sul de Natal. O ofi­cial foi atin­gi­do por dois dis­pa­ros, um de ras­pão no braço e outro nas cos­tas. Ele foi so­cor­ri­do, le­va­do ao Pron­to So­cor­ro Clo­vis Sa­ri­nho e está fora de pe­ri­go.

O major Mar­lon de Góis es­ta­va vi­si­tan­do co­le­gas, que moram na rua dos Par­dais, quan­do, por volta das 21h, uma amiga sua saiu da casa para fumar. Neste mo­men­to, dois ban­di­dos ar­ma­dos abor­da­ram a mu­lher. A dupla en­trou na casa e co­me­çou a re­co­lher os per­ten­ces das pes­soas que lá es­ta­vam.

Ao se de­pa­ra­rem car­tei­ra do major Mar­lon, per­ce­be­ram que ele é po­li­cial. Então, um dos as­sal­tan­tes or­de­nou que o major fosse exe­cu­ta­do. O ofi­cial ainda ten­tou fugir, mas foi atin­gi­do nas cos­tas. Logo em se­gui­da, a dupla fugiu em um carro iden­ti­fi­ca­do até o mo­men­to como um San­ta­na bran­co.

O major foi so­cor­ri­do ao Hos­pi­tal Wal­fre­do Gur­gel. Du­ran­te a ma­dru­ga­da, pas­sou por um pro­ce­di­men­to ci­rúr­gi­co para a re­ti­ra­da da bala, que es­ta­va alo­ja­da no pul­mão. De acor­do com o hos­pi­tal, ape­sar dos fe­ri­men­tos, o major passa bem e em breve re­ce­be­rá alta da uni­da­de.

Vá­rios po­li­ciais se des­lo­ca­ram para a área e rea­li­za­ram bus­cas, mas, ne­nhum sus­pei­to foi en­con­tra­do. O Major está à fren­te da Rocam desde o ano de 2007.

Outro PM morto

Mais um po­li­cial mi­li­tar per­deu a vida du­ran­te uma ocor­rên­cia. Desta vez, a ví­ti­ma foi An­der­son de Araú­jo Can­ta­li­ce, 27 anos, que mor­reu du­ran­te uma ação po­li­cial rea­li­za­da em Baía For­mo­sa, a 98 km de Natal, nesta terça-feira (11). Ao abor­dar dois ho­mens sus­pei­tos, Can­ta­li­ce foi atin­gi­do com dois dis­pa­ros na ca­be­ça e mor­reu a ca­mi­nho do hos­pi­tal. An­der­son Can­ta­li­ce era na­tu­ral de Per­nam­bu­co e es­ta­va há seis meses na PM.

Se­gun­do in­for­ma­ções do co­man­dan­te geral da PM, co­ro­nel Fran­cis­co Araú­jo, o outro PM que par­ti­ci­pou da abor­da­gem, sol­da­do Ha­cen­cle­ver Ale­xan­dre Ta­va­res, 34 anos, está se re­cu­pe­ran­do na Uni­da­de de Te­ra­pia In­ten­si­va (UTI) do Hos­pi­tal Wal­fre­do Gur­gel. Ele foi atin­gi­do duas vezes, tendo um dis­pa­ro atin­gi­do o ab­do­me e outro trans­fi­xa­do o pes­co­ço, mas sem pegar em ar­té­rias ou a es­pi­nha dor­sal. O sol­da­do pas­sou por uma ci­rur­gia na tarde de ontem para a re­ti­ra­da das balas e não corre mais risco de morte.

Há menos de um mês, em 18 de de­zem­bro, um po­li­cial mi­li­tar tam­bém foi morto du­ran­te uma ocor­rên­cia. O sol­da­do Már­cio Costa (M. Costa) foi morto em fren­te ao Shop­ping Mid­way du­ran­te uma abor­da­gem de ro­ti­na. A ação po­li­cial tam­bém re­sul­tou na morte do jovem Diego Nas­ci­men­to dos San­tos, 23.

Go­ver­no

Após as mor­tes do mo­to­ris­ta de ôni­bus e do po­li­cial mi­li­tar em Baía For­mo­sa, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e da De­fe­sa So­cial, Al­dair Rocha, con­vo­cou, ainda na terça-feira (11), re­pre­sen­tan­tes de vá­rios seg­men­tos da po­lí­cia para de­fi­nir metas de com­ba­te à vio­lên­cia.

Du­ran­te a reu­nião foram apre­sen­ta­das es­ta­tís­ti­cas e dis­cu­ti­das pro­pos­tas para com­ba­ter a vio­lên­cia tanto em Natal quan­to no in­te­rior do Es­ta­do. De acor­do com in­for­ma­ções re­pas­sa­das pelo sin­di­ca­to das em­pre­sas de ôni­bus, houve uma re­du­ção no nú­me­ro de as­sal­tos no trans­por­te co­le­ti­vo de 2009 (242 casos) para 2010 (204 casos), porém, a vio­lên­cia na forma de abor­da­gem dos cri­mi­no­sos au­men­tou.

A con­ver­sa con­tou com a pre­sen­ça do Co­man­dan­te Geral da PM, co­ro­nel Fran­cis­co Araú­jo; do De­le­ga­do Geral da Po­lí­cia Civil, Ro­nal­do Gomes de Mo­raes, e seu ad­jun­to, Chris­tian Ci­ri­no de Me­dei­ros. Além do di­re­tor da em­pre­sa Gua­na­ba­ra, Fer­nan­do Quei­roz, e os di­re­to­res do Se­turn, Au­gus­to Ma­ra­nhão e Nor­ber­to Faria.
Para o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça, ini­cial­men­te é pre­ci­so tra­ba­lhar com es­ta­tís­ti­cas e aná­li­ses cri­mi­nais para tra­çar um plano efi­caz de com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de. "Tem que ser feito um tra­ba­lho es­pe­cial na ca­pi­tal, prin­ci­pal­men­te na re­gião norte", disse.

A pri­mei­ra me­di­da ado­ta­da e anun­cia­da pelo co­ro­nel Araú­jo, será o re­tor­no das blit­zen, a par­tir desta terça, nas prin­ci­pais vias de trá­fe­go de Natal. "In­de­pen­den­te dos re­cur­sos dis­po­ní­veis, vamos co­lo­car os po­li­ciais nas ruas", disse o co­man­dan­te da PM.

Além da se­gu­ran­ça den­tro dos ôni­bus, foi dis­cu­ti­da, ainda, a ques­tão da se­gu­ran­ça do usuá­rio nas pa­ra­das. "É pre­ci­so lem­brar que as pes­soas que estão nas pa­ra­das tam­bém são ví­ti­mas", aler­tou Fer­nan­do Quei­roz. O se­cre­tá­rio ga­ran­tiu que vai se em­pe­nhar na es­tru­tu­ra­ção da po­lí­cia para com­ba­ter o pro­ble­ma e re­du­zir os ín­di­ces de cri­mi­na­li­da­de. "Que­re­mos uma pe­que­na me­di­da para dar res­pos­ta tanto aos coo­pe­ra­dos quan­to ao usuá­rio", de­cla­rou Au­gus­to Ma­ra­nhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário